Atrativos

Rios e lagos
Lagoinha: Balneário de águas cristalinas, possui uma lagoa permanente devido a vários olhos d’água. Um maravilhoso refúgio onde o visitante pode banhar-se com água-doce e refrescante e depois saborear uma boa comida caseira, com destaque para a famosa Galinha Caipira com pirão de Parida.
 
 
Balneário de Barro Duro
Barro Duro e Bom Gosto: O visitante tem ainda como opções de passeios esses dois balneários, onde  poderá desfrutar de banhos de rios e saborear comidas típicas da região.
 
Santa Rosa e São Bento: Um maravilhoso rio de águas límpidas, onde o visitante poderá desfrutar de um revigorante banho de rio com pequenas quedas d’água e saborear maravilhosos pratos típicos.
 
Praias
Praia da Barra: Pela proximidade do centro da cidade, a praia da Barra é uma das mais visitadas e tem como ponto de encontro dos banhistas os bares. Localizada próxima das ilhas do Delta, é muito frequentada, além de estar situada numa região de pousadas, bares e restaurantes.
 
Andreza: Uma praia pacata, e cercada de coqueiros em toda sua extensão, o que  a torna a mais bela. É um maravilhoso refúgio onde o visitante poderá tomar banho de mar em uma praia quase deserta e apreciar seus lindos coqueirais.
 
Arpoador: Uma belíssima praia, onde os nativos vivem principalmente da pesca artesanal. O acesso só é possível com a maré baixa. A praia é pacata e ótima para passeio na vila de pescadores que possui o mesmo nome.
 
Praia do amor: A praia é deserta composta de pequenos lençóis de areia (alguns deles com areia movediça). É uma praia propícia para o Camping e naturalismo (nudismo). É de uma beleza natural exuberante e preservada e é uma das mais belas praias da cidade. Recebe esse nome por ser o ponto de encontro preferido dos amantes.
 
Pequenos Lençóis
 
Pequenos Lençóis - Tutóia
O Parque das dunas é de fácil acesso, e pode ser feito pela orla da praia ou pelo bairro Cajueiro. Depois de 15 minutos de caminhada, chega então,o momento mais esperado do passeio: basta seguir um pouco mais adiante na areia que já é possível ver a indescritível paisagem natural com lagoas azuis, dunas e coqueiros que compõem o Parque das dunas.
 
As dunas de até 40 metros de altura exigem bom preparo físico para serem escaladas, mas a recompensa é instantânea com a vista que é proporcionada. No período chuvoso, com a formações de lagoas, parecem até miragem os belos cenários. São verdadeiras obras de arte, esculpidas naturalmente pelas areias brancas que contornam as lagoas de água doce que se unem aos tons de azul e verde.
 
A impressão do local é de se ter chegado ao paraíso, pois a tranquilidade que toma conta do lugar, é a mais perfeita harmonia que a natureza já preparou.
 
Delta
 
Delta do Parnaiba
Localizado na divisa dos estados do MA e PI, tem esta denominação devido aos seus vários braços de rios que desaguam no oceano atlântico, fazendo de suas ilhas seu maior atrativo, sendo a maioria delas no estado do Maranhão. Tutóia é um de seus principais municípios, de onde partem várias excursões turísticas. O município possui ainda lindas e enigmáticas ilhas, que propiciam maravilhosos passeios ecológicos.
 
Históricos e culturais
Dança do Caroço: Dança com características Africanas originada na época dos escravos, fundada em Tutóia, o mais famoso é o da Dona Elza, íconi da cultura tutoiense, conhecido nacional e internacionalmente pelo estilo de dança diversificado e incomparável a outras danças.
 
Festa Junina/ Arraial: Festejo que ocorre desde os primórdios da fundação do Município é uma das mais agitadas festas populares que a cidade possui, apresenta os mais diversificados atrativos culturais com destaque ao Caroço e Bumba-meu-boi. Ocorrendo entre os dias 23 e 29 de junho.
 
Carnaval: Umas das festas mais originais da cidade, que tem como características o tradicional carnaval de rua durante o dia, com um grupo de músicos tocando antigas marchinhas puxando a multidão. A noite o típico carnaval baiano com trio e bandas na praça de eventos.
 
Artesanato 3 técnicas
Cestaria: Originária da comunidade de Curralinho localizada no município de Tutóia, esta técnica utiliza a fibra rígida extraída do pecíolo da palmeira de Buriti (Mauritia flexuosa M. f.) para a elaboração de bolsas, balaios, cestos, jogos americanos, etc.
 
Macramê: Técnica bastante difundida mundialmente que neste caso incorpora uma característica bastante peculiar enfatizada pelo fato de ser executada em fibra vegetal extraída da palmeira do Buriti (Mauritia Flexuosa L. F)
 
Crochê: Adaptação do crochê tradicional, normalmente realizado com fios de algodão, para uma modalidade bastante original que utiliza a fibra extraída da palmeira do buriti (Mauritia Flexuosa L. F.).